A docência vai muito além de transmitir os conteúdos didáticos para os alunos e nós sabemos muito bem disso, apesar de nos esquecermos da nossa própria importância às vezes.
Uma das primeiras lições que passamos aos nossos alunos é a inclusão e o respeito a diferença. Na escola, eles entram em contato com estudantes de diferentes culturas, criações e personalidades. Com essa convivência, eles aprendem a aceitar e respeitar o que é diferente.
Outra lição importante que é muito esquecida pela população em geral: educação vai além da escola. É comum ver muitos adultos colocando a obrigação inteira nos ombros dos professores e da escola quando na verdade o processo é um trabalho conjunto. Coisas como empatia e responsabilidade sobre as ações são aprendidas dentro e fora da sala de aula.
A última que quero citar, mas não menos importante, é o trabalho em equipe. Na escola, criamos atividades para grupos e incentivamos o desenvolvimento em conjunto, fazendo com que os alunos entendem: sozinhos conseguimos caminhar, mas juntos vamos mais longe.
Essa lição, inclusive, se perpetua por toda a vida para a vida profissional e familiar.
Tudo isso que citei aqui são coisas que nós aprendemos enquanto alunos e agora perpetuamos como docentes, preparando as próximas gerações para a vida em sociedade. Ser profe vai muito além de apenas ensinar matemática, português ou geografia… é preparar para o mundo.